O QUE É BLOCO DE CONCRETO?

 

Os blocos de concreto, também chamados popularmente de blocos de cimento, possuem formato de paralelepípedo e dois furos grandes na vertical. Eles são utilizados na construção de paredes e muros.

Eles foram inicialmente produzidos em 1902 para oferecer mais segurança a casas, hospitais e escolas..

Os blocos de concreto são os mais utilizados na alvenaria estrutural, por isso muitos não lembram que existem blocos para alvenaria de vedação também.

Como o próprio nome já diz, os blocos são feitos de um concreto especialmente desenvolvido para esta finalidade. Na fábrica, o cimento, agregados, água e aditivos são dosados e misturados de forma controlada para garantir a resistência de bloco de concreto.

Dois dias após o processo de cura, são realizados os testes de resistência, conferência de medidas e demais características. Somente lotes com resistências e medidas verificadas devem ser postos no mercado.

tipos de blocos de concreto

As normas brasileiras definem basicamente dois tipos de blocos de concreto:

  • Bloco vazado de concreto simples para alvenaria sem função estrutural (NBR 7173);
  • Bloco vazado de concreto com maiores resistências para alvenaria estrutural (NBR 6136).

Bloco de concreto de vedação

Os blocos de concreto de vedação devem ser utilizados somente para a alvenaria de vedação, como paredes e muros. Eles possuem baixa resistência entre 2 e 3 Mpa.

A utilização de blocos de concreto de vedação exige a construção conjunta de estruturas como pilares, vigas, e cintas de amarração. Sozinhos os blocos não são capazes de suportar as cargas da edificação ou muro.

Bloco de concreto estrutural

Já os blocos de concreto estruturais são utilizados no sistema de alvenaria estrutural, onde as paredes são responsáveis por suportar o peso da edificação.

Nesse sistema de construção, não é necessário fazer colunas e vigas de concreto. Os blocos de concreto, com resistência superior a 4,5 Mpa, suportam todas as cargas da edificação.

Quando é necessário estruturas adicionais, elas são realizadas dentro dos blocos de concreto, como os grautes, cintas de amarração e vergas e contravergas.

Outra característica deste sistema é que as tubulações hidráulicas ou elétricas são instaladas no interior da parede, passando por dentro dos furos dos blocos de concreto.

Apesar de parecerem iguais, as laterais dos blocos de concreto para alvenaria estrutural são mais espessas do que os blocos de vedação.

A composição do concreto também é diferente, o bloco estrutural tem um traço de cimento maior. Só estas duas características já conferem ao bloco estrutural uma resistência maior.

Canaleta de concreto

As canaletas de concreto são blocos em formatos de “U” e são utilizados na obra junto com os blocos de concreto de vedação ou estrutural.

Graças ao seu formato, dentro das canaletas é possível colocar barras de aço e concreto para criar peças estruturais muito resistentes.

Assim, as canaletas de concreto são indispensáveis na construção das cintas de amarração de paredes e muros; e vergas e contravergas das portas e janelas.

Meio bloco de concreto e blocos compensadores

A maior parte das paredes é levantada com blocos inteiros. Porém, para fazer a amarração da alvenaria é necessário intercalar os blocos e isso cria lugares onde o bloco inteiro não encaixa.

Para não quebrar ou serrar o bloco de concreto, o que poderia causar perda da resistência do material, são vendidos juntos aos blocos inteiros os meio blocos e os blocos compensadores.

Estes blocos são usados para atingir as medidas necessárias das paredes e muros sem a necessidade de quebrar os blocos inteiros.

 


Autor: Ingrid Data: 22/10/2018

Estamos Online
Chame agora no WhatsApp